sexta-feira, 29 de julho de 2011

IV CONGRESSO ESTADUAL DE ARQUITETOS: A ATUALIDADE NA ARQUITETURA NACIONAL

- por Liane Makowski Almeida, presidente IAB/Jundiaí

Dentro da perspectiva da arquitetura e urbanismo como disciplinas que pensam o espaço construído com qualidade para a vida humana, na amplitude das relações sócio culturais, no tempo e espaço, é que se organizou o IV CONGRESSO DE ARQUITETOS SP.

Evento preparado pelo Instituto de Arquitetos de São Paulo (IAB/SP), com o apoio do Núcleo de Jundiaí, no Complexo Argos, em Jundiaí, entre os dias 29 e 31 de julho.

Os trabalhos abrangem três grandes eixos: Espaço Sustentável - o desenvolvimento sustentável e suas relações com a concepção espacial, e novas metodologias de pensar o espaço; Sociedade - as relações entre política e arquitetura, habitação de interesse social e sustentabilidade urbana; e Patrimônio - os modos e transformações na gestão do patrimônio arquitetônico, projeto de restauro na arquitetura e no urbanismo e a experiência da recuperação do conjunto em São Luiz do Paraitinga.

Outro foco do debate do Congresso é o novo cenário que se cria para o exercício da profissão com a instalação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU. A Lei Federal nº 12398/dez./2010 regulamenta o exercício da arquitetura e urbanismo, institui o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e dos Estados e Distrito Federal – CAU, com as eleições gerais desses Conselhos agendadas para outubro desse ano.

O evento também será uma oportunidade para reunir arquitetos para trocar informações sobre as diversas realidades regionais e enriquecer o repertório pessoal de cada profissional.

Nenhum comentário: