terça-feira, 2 de agosto de 2011

Guarda Municipal: Miguel Haddad (PSDB) não cumpriu promessa de campanha


Durante a campanha eleitoral, o atual prefeito Miguel Haddad prometeu que seriam contratados em sua administração 40 novos guardas municipais por ano. Entretanto, desde 2009 foram contratados apenas 11 novos guardas, só que oito ocuparam o lugar daqueles que se aposentaram (sete homens e uma mulher) e apenas três realmente estão somando à Corporação. Hoje, a Corporação possui apenas 270 guardas.

“Em 2009 e 2010 o saldo entre novos guardas municipais e os que se aposentaram foi de apenas quatro em dois anos. Hoje, se a promessa do prefeito fosse cumprida teríamos pelo menos 100 novos GMs e até o final do ano 120”, explica o vereador Durval Orlato (PT) que enviou ao Executivo um abaixo assinado com mais de 2,5 mil assinaturas anexado a um ofício cobrando o comando da Guarda e a Prefeitura para contratar 250 novos guardas.

Orlato estudou dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o crescimento populacional de Jundiaí e chegou à seguinte conclusão: “A cidade cresceu 6% em apenas um ano (2010), o que representa um aumento de 20 mil habitantes, e a Prefeitura aumentou apenas quatro guardas em Jundiaí”, afirma o vereador.

Uma fonte da Folha do Japi ligada à Guarda Municipal, que preferiu não se identificar, confirmou a falta de contingente e ainda informou à reportagem que sobram equipamentos e viaturas, porque não há efetivo suficiente. A fonte ainda relatou que existem postos comunitários nas ruas sem guardas. Em janeiro deste ano a Guarda Municipal recebeu três novos jipes Marruá. Comprados por cerca de R$ 500 mil com recursos do governo federal, os veículos deveriam ser utilizados na fiscalização da Serra da Japi. Contudo, ainda de acordo com a fonte, não há pessoal para manusear os jipes.

Procurada pela Folha do Japi para explicar por quais motivos a promessa de campanha do atual prefeito Miguel Haddad não está sendo cumprida, a Prefeitura afirmou apenas que “para este ano, a Secretaria de Recursos Humanos realiza estudos para a ampliação do efetivo da GM”. Além disso, garante que “os equipamentos da GM estão sendo utilizados em sua totalidade, na abrangência para todas as ações desenvolvidas, seja pelo Canil, Anjos da Guarda (Ronda Escolar) – Guarda Comunitário, Divisão Florestal, Coordenadoria de Instrução e Formação.”

4 comentários:

Marcus Guaicuru disse...

É isso, André.

Eles prometem mas não cumprem...
Quando têm a possibilidade de fazer, auxiliados por alguém da oposição política, ligado aos anseios da população, relegam a ajuda, porque a obra que poderiam executar com a verba obtida pela oposição não será vista pela maior parte da população, como no caso da Av. 9 de Julho que é diariamente exposta e vista por muitos...

Só que a imprensa oficial do psdb não divulgou que a remodelação da 9 de Julho foi integralmente feita com verba do Governo Federal, destinada ao PAC. Aí, sim, interessa usar a verba que vem com ajuda da oposição, sem divulgar de onde provém a verba.

No caso do São Camilo, que se dane a minoria da população, é obra que não interessa por não ter destaque e visualisação!

Alôôô Senhores Feudais, isso tudo em 2012 acaba!!!

Anônimo disse...

acabou o jornal? Domingo não encontrei.

Abraços

Folha do Japi disse...

A Folha do Japi está passando por uma reestruturação e em breve voltará a ser distribuída.

Anônimo disse...

em breve quando?